Curso Bíblia, Gênero e Cultura Contemporânea

Por uma ética da compreensão!

O reino da incompreensão suscita mal-entendidos, as falsas compreensões do que é o outro, os erros em relação ao outro, tendo como consequência a hostilidade, o desprezo, o ódio.  A incompreensão gera a vontade de prejudicar.  A compreensão rejeita a rejeição, exclui a exclusão.  (Edgar Morin)

Um curso que capacita articuladores de diálogo na área de diversidade de gênero e espiritualidade. Não propagamos  ideologia de gênero, não fazemos militância LGBT. Educamos somente os  interessados  em compreender a questão  e a praticar  uma ética de misericórdia e da compaixão.

Este curso foi elaborado para  pessoas interessadas em tratar temas como: não-exclusão, sexualidade e espiritualidade sob um paradigma construtivo e sereno, combatendo a intolerância religiosa, e pretendem ser capacitados para estar a serviço da mediação do conflito e diálogo entre segmentos de fundamentalismo ideológico.

O curso funciona 100% pela Educação a Distância – Ambiente Virtual Moodle

Investimento:

  • 1 matrícula – 100 reais
  • 5 parcelas de 100 reais

As matrículas  até  05 de outubro de 2017!

Aulas ministradas pela  Profa. Lília Marianno   é Fellow Researcher do Center for Process Studies (CPS- USA), Membro do International Process Network (IPN), da Comissão de Justiça Racial e de Gênero da Aliança Batista Mundial (BWA) e da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Doutoranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da UFRJ, Mestre em Ciências da Religião pela UMESP e Mestre em Teologia pelo STBSB, professora, escritora e pesquisadora do Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições/LAMAE-NCE-CCMN-UFRJ. Criadora das video-aulas: no Facebook : “Mais educação para falar de homossexualidade e espiritualidade, por favor!

Conteúdo:

1. Gênero e sexualidade à luz da neurociência e biomédica (4 semanas)

Uma antologia dos termos-chave destes estudos e o levantamento das descobertas mais recentes das ciências biomédicas e neurociências sobre constituição do sexo e da sexualidade.

2. Gênero e sexualidade à luz das ideologias

O que vêm a ser as construções ideológicas em torno das questões de gênero? Como elas se estruturam em diferentes partes do globo? A história do sexo caminha semelhantemente em locais diferentes como Europa, América do Norte, América Latina, Ásia e África? Como a sociologia e a antropologia tem interferido na compreensão das identidades de gênero?

3. Gênero e sexualidade à luz da exegese bíblica

Os textos de interdição à homossexualidade, como são tratados em diferentes correntes hermenêuticas? Como os judeus ortodoxos e gays percebem estes textos? O que são textos de terror dentro da Bíblia? Como a exegese bíblica destes textos coopera para articulação do diálogo? Este é um módulo instrumental,  muita prática e muita pesquisa com textos externos.

4. Um caleidoscópio de possibilidades

O campo da gestão tem sido farto em apresentar diferentes métodos para gerenciar os conflitos interpessoais. O Pensamento Processual, base filosófica que sustenta a Filosofia do Processo ou Filosofia do Organismo de Alfred North Whitehead enfrenta os paradoxos e contradições como categorias simultaneamente necessárias para a construção de novas realidades, chamadas de nova generalização. Esta generalização Whiteheadiana exige um sistema aberto, alicerçado em tantas categorias quantas possam descrever a realidade na sua totalidade, sem exclusão do que não é importante, do que não é pertinente, ou até do que não é verdadeiro” (WHITEHEAD: Processo e realidade). Esta metodologia é usada durante todo o curso, quando não deixamos a sociologia estabelecer parâmetros sozinha, nem a neurociência proceder de semelhante forma, tornamo-as interdependentes para compreender as tensões nas relações de gênero e co-participantes no processo de construção de nossas elaborações de conceitos.

Procedimento de matrícula

  1. Você: preenche o formulário de contato da página do site da Eagle: eaglegestao.com.br, por meio do e-mail que você fornecer, ocorre todo o nosso relacionamento.
  2. Nós: receberemos seu contato e o cadastraremos como interessado no curso. Responderemos enviando o contrato de prestação de serviços educacionais.
  3. Você: após ler e concordar com os termos do contrato, assinará, digitalizará e enviará o documento assinado por e-mail (em até 3 dias após o recebimento), mas em paralelo, enviará a original com firma reconhecida via correio (este prazo tem extensão de 15 dias).
  4. Nós: receberemos seu contrato assinado e digitalizado, enviaremos os dados para pagamento.
  5. Você: realizará o pagamento da primeira parcela e nos envia o comprovante.
  6. Nós: efetivaremos sua matrícula criando sua conta de usuário em nosso ambiente virtual de aprendizagem e forneceremos seu login e senha para início do curso.
  7. Você: com o login e senha fornecidos, entrará na sala de aula virtual (SAV) para ambientação com a plataforma, lerá os procedimentos para usar os recursos da SAV testará os recursos. Na data marcada começa a estudar!

 

nota-carioca