A Bíblia e seu Contexto (40h)

 Curso de capacitação de biblistas, voltado para a formação de estudiosos, pesquisadores e professores de círculos bíblicos. Estimula o diálogo entre Bíblia e ciência entre círculos religiosos ou seculares. Abordagem histórico-social e antropológica da Bíblia. Estudo da formação do texto bíblico em perspectiva histórico-literária. Como os movimentos da história, da sociedade e da cultura influenciaram a redação do texto bíblico. 

Fenomenologia do Texto Sagrado (30h)

Estudo do processo que transforma tradição oral em texto sagrado, a história da recepção do texto e seu processo de canonização. Carga horária: 

Bíblia e Cultura (30h)

Introdução à antropologia e sociologia bíblica. Compreensão de conceitos e contextos culturais do primeiro e segundo testamentos, as instituições sociais  e elementos de sua semiótica. Carga horária: 

Hermenêutica Instrumental (40h)

Estudo das diferentes vertentes interpretativas do texto bíblico e de suas pautas hermenêuticas. Vertentes estudadas: hermenêutica judaica rabínica, judaica cabalística, hermenêutica de libertação (feminista, de masculinidade e queer), hermenêutica étnico-racial, hermenêutica econômica, hermenêutica processual, hermenêutica neo-ortodoxa, hermenêutica liberal e hermenêutica ecológica.

Hebraico Instrumental (40h)

Estudo instrumental do hebraico bíblico, habilitando o aluno para realização de trechos extensos  no hebraico bíblico e instrumentalização da exegese

Métodos Exegéticos (40h) 

Estudo dos métodos de pesquisa de aplicação específica da exegese bíblica. Métodos estudados neste módulo: narratológico, estruturalista, histórico-crítico, histórico gramatical, hermenêutico-homilético. 

Laboratório de Exegese Aplicada (Hebraico) (30h)

Aplicação dos métodos exegéticos sobre trechos completos da Bíblia Hebraica, com ênfase em crítica literária e contexto histórico-social. Carga horária: 30h.

Grego Instrumental (40h)

Estudo instrumental do grego koiné, habilitando o aluno para realização de trechos completos no grego bíblico (Septuaginta ou NT) para aplicabilidade na exegese bíblica.

Laboratório de Exegese Aplicada (Grego) (30h)

Aplicação dos métodos exegéticos sobre trechos completos originais gregos, com ênfase em crítica literária e contexto histórico-social. 

Metodologia da Pesquisa Aplicada  (20h)

Módulo direcionado para aprendizagem da  aplicação das normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos exegéticos.

Orientação de TCC (20h)

Monitoria e coach individual para produção da monografia e processos de qualificação de projeto para defesa em banca.